quarta-feira, 20 de março de 2013

Refluxo- assusta mais passa



Bom se eu falo de experiência é porque eu ja passei por isso.
e foi digamos tranquilo..
nos assustou bastante, não sabiamos muito do que se tratava quando a médica diagnosticou que Isadora nasceu com refluxo.

Mas o que é exatamente o refluxo gastroesofágico?
vamos lá...

Bebês podem ter refluxo porque uma válvula que conecta o esôfago ao estômago, chamada esfíncter, está enfraquecida ou ainda não funcionando direito, permitindo que alimentos e sucos gástricos voltem do estômago em direção à boca.

tirado do seguinte site:

 http://brasil.babycenter.com/a2100147/refluxo-no-beb%C3%AA#ixzz2O8ik2CUJ


Pois bem..foi na 1ª ida dela á pediatra. Onde a mesma notou a respiração dela ofegante, e me perguntando se era de costume ela ficar assim depois que mamou.
e era..
sempre que eu a amamentava ela demorava para "arrotar" respirava como se estivesse muito cheia fazendo com que o gorfo viesse...e com frequencia..ela sempre gorfava depois do mama praticamente tudo que mamou!!
ela pediu de cara um raio-x do sistema digestivo..
uii..imagina fazer raio-x num bebe de 13 dias..muita dó!
fomos e fizemos todo o procedimento e eis que no resultado a médica viu e conferiu a suspeita. Passou os remédinhos para diariamente Isadora tomar por 3 meses...e caso persistisse até os 7 meses..e assim acompanhando o crescimento ela veria se aquilo ia crescer ou ia parar na fase ainda novinha..
e lá fomos pesquisar e ir atrás de mais informações sobre isso..
aqui relato o que foi feito além de dar o remédio para ela em kza mesmo..
são procedimentos atestados por médicos para a facilitação do desaparecimento do refluxo:

* inclinamos o colchão do berço dela para que ela pudesse dormir menos reta.. 
* depois de cada mamada ela ficava reta como que de pé uns 10 minutinhos no meu colo para uma melhor digestão
* e uma dica fundamental é o aumento de cada mamada.
A pediatra passou tbm um remédio cujo nome me foje agora para ser colocado na hora de fazer inalação (que foi outra prescrição médica para ser feita antes dela dormir).
 Duas gotinhas no potinho que se faz inalação, para que a respiração dela melhorasse e ela sentisse conforto após o mama .
Era tão angustiante tudo aquilo..era apenas uma consulta a se fazer, e tudo  havia acontecido sem que notassemos algo estranho.. :s
então um dos remédios para o refluxo foi o Motillum (Domperidona) da caixa verde 2 vzs ao dia, e o outro foi o Label da caixa rosa 2 vzs ao dia tbm.
Eu achei muito remédio pra pouco refluxo ...já que eu havia lido muito depois e vi que o refluxo que veio com a Isadora não era tão grave nem perigoso..ela de tudo que outros bebes tinham apenas vomitava..
comecei apenas com o Domperidona por um mês e depois iniciei o Label.
Ela com 2 meses tomando os remédios melhorou..
Obs: o engraçado disso tudo é que pais de 1º viagem quase não sabem com o que está lidando tão de imediato assim..claro que ve-la gorfar não era para nós muito normal, mas lembravamos que os bebes gorfavam mesmo(aquele cheiro que todo mundo fala de bebe é tbm dos gorfos nas roupinhas) muitos gostam outros não..
então, mais depois que a médica fala pergunta e conta o que está acontecendo parece que começa realmente a aparecer diante de nós.
o gorfo não era normal, a respiração não estava bem..e toda vez antes dela gorfar ela ficava muito inquieta se mexendo toda no colo, até que quando soltava parece que aliviava.Mas não é assustador e tem tratamento.

O refluxo pode ser grave quando:
* o bebe chora muito antes e depois de mamar..
* soluça com frequência
* quer ficar pendurado no peito durante horas
* falta de sono tanto de dia quanto a noite
* e a principal é que o bebe não anda ganhando peso

O que não era o caso da minha filha..ainda bem..porque só dela gorfar a cada mamada todo dia, ja me assustava, ficavamos com dó porque ela acabava de "comer" e soltava tudo pra fora..hihi
Mais passou, com o tempo ela parou de gorfar, e diferente de tudo que me falavam sobre bater nas costinhas depois do mamar para ela arrotar, eu amamentava sempre ela sentada, e depois a colocava em pé, era coisa de segundos e ela ja soltava um arroto de satisfeita.rsrs

Um comentário: