sexta-feira, 14 de junho de 2013

O que não dizer a uma grávida !!!


  Francamente!!! Quanta bobagem a gente escuta nos nove meses. Não é mole não!!!


Para você que ainda não passou por essa experiência maravilhosa de mudança 100%, ou passou e se esqueceu o quanto sensiveis ficamos, aqui vão algumas dicas interessantes (de etiqueta) para se conter e não falar bobagem a uma grávida:



* Quando uma amiga te contar que ficou grávida, cumprimente-a pela felicidade de ser mãe e esqueça completamente aqueles comentários indesejáveis: -"Agora sua vida vai mudar completamente, você vai ver!" Parece praga e tem aquele sentido perjorativo do tipo: -" meus pesames Querida, sua vida acabou...". "Você nunca mais vai dormir uma noite inteira, sua vida será inteira de preocupações." - "Durma bastante agora, porque depois o neném chora a noite toda." ... e assim vai...

Ter um filho é a melhor coisa do mundo e milhões de mulheres buscam por isso sem sucesso. Não é momento para nada negativo. 


* Contar histórias de aborto, de complicações na gravidez para uma grávida é o fim, nada de contos trágicos. Grávidas são extremamente impressionadas.


* Não compare sua gravidez com a da sua amiga, cada pessoa é diferente da outra, por isso cada gravidez e diferente também, sintomas e percepções incluem nessa lista.


* Se sua amiga é solteira... guarde sua curiosidade, nada de perguntar quem é o pai, o que a família achou, como ela vai fazer.. essa coisas. Dê simplesmente seu apoio!


*Nada de perguntar para a grávida quantos quilos ela engordou até agora. Isso é proibido em qualquer situação, ainda mais na gravidez. Nada daqueles comentários e perguntas desagradáveis do tipo: -"Nossa!! Você já engordou bastante, né!!" -"Quantos quilos engordou nesse último mês" - "Você inchou bastante! Seu nariz está diferente!" -"Que barriga é essa, parece que engoliu uma melacia!" - São dois bebês, porque sua barriga é enorme." 



 Eu não engordei tanto na gravidez, e tinha sempre uma pessoa ou mais de uma por dia que vinha com um desses desagradáveis comentários. Eu detestava isso, e acredito que nenhuma mulher nessa situação goste. Porque sentimos que as pessoas cobram que a gente tenha o mesmo corpo de quando não estava grávida. Isso é impossível!!!


* Pele é outro fator problema: Gravidez geralmente deixa a pele alterada, pode dar espinhas, a pele fica mais oleosa, e tem pessoas que chegam a manchar (melasma). Genteeeee!!!! A pessoa sabe se ela está com espinhas, com manchas ou não. Não precisa lembrá-la com comentários do tipo: -"Nossa quanta espinha te deu na gravidez." -"Parece que sua pele manchou." Isso mata qualquer uma de raiva. 


* Não faça comparações de uma grávida para outra. Tem gente que gosta de comparar tamanho e barriga, o quanto uma engordou ou não, se enjôa ou não... Como eu disse cada pessoa é de um jeito e as percepções são únicas também.


* Não critique o nome do bebê escolhido pela família, guarde pra você sua opinião, e coloque o nome que gosta no seu filho ou filha, nada de criticar ou achar estranho, "diferente" o nome do filho da amiga. Nome é uma coisa muito particular.


* ... e por último, esqueça os apelidos carinhosos nessa fase, nada de chamar a sua amiga daqueles codinomes infelizes como: Gordinha, Barrigudinha, Pancinha, Mulher melancia!

É o fim...

Nenhum comentário:

Postar um comentário