segunda-feira, 8 de julho de 2013

Filho- Quando não é planejado!..É o quê?



É filho..

Dias atrás, me peguei pensando nisso..

É um assunto que sempre um casal que não fez todo aquele planejamento familiar antes de ter um filho conversa.
Ex: eu e meu marido.

Eu falo isso porque é verdade...quando o assunto não foi conversado antes, ele aparece com frequência na relação.
Costumamos dizer que não planejamos ter uma filha tão novos, sem casa própria, etc..todo aquele blablabla da família brasileira moderna Ops: (antiga)
Sim.antiga! Porque, hoje em dia muitas coisas mudaram, entre elas a de não precisa mais ter vergonha em sair de casa e morar com o namorado sem estar casados.
Mas... também temos em mente, nós 2 que filho não destrói sonho, não derruba relacionamento, não atrapalha uma festa fds, não interrompe uma viagem programada..enfim..

Filho vem pro melhor, pro bem, pro amor aumentar, pra vontade de viver eternamente se tornar próspera para vermos  eles crescerem.
Filho vem para junção de um casal ser mais sólida duradoura e alegre,
Vem para a família aumentar e continuar como manda ensinamentos de Jesus escrito na bíblia...

Pensamos muito nisto, não veio planejado mais veio abençoado, veio querido, veio amado desde o ventre e pra sempre, veio desejado além da vida.

A minha reflexão neste post se dá através porque eu me pego sempre olhando mães que planejaram ter um filho desde a data em que pararam de tomar anti-concepcionais até a data correta do início da gravidez... digo até o dia especificamente.
Vejo e conheço mulheres que tiveram que fazer tratamentos para engravidar, mulheres que queriam e não conseguiam, mulheres que desistiram por tempo indeterminado e que foram pegas de surpresa com uma gravidez já esperada..e vejo como são as formas variadas com o tratamento desse filho.
E completo dizendo: é diferente de quem não planejou.

Diferente eu explico.
O que eu vou contar fica claro a diferença.

No serviço do Marcelo tem um colega de trabalho que há tempos tenta engravidar com sua esposa, os dois planejaram.
A filha ou filho já tem até nomes, já tem quarto na casa,etc..
E eis, que eu e sua mulher engravidamos na mesma época, pouco menos de um mês de diferença.
E de longe vimos a euforia com a notícia deles, os preparativos, as novidades, detalhes nas ultra-som, nas consultas de pré-natal, todo aquele processo por qual eu passava tranquilamente até demais para quem nunca se imaginou sendo mãe.A mulher passava quase que dando festa todos os dias..
seguindo a rotina, veio os nossos chá de bebê.

O dela todo elaborado no rosa, convite com envelope, lista de presentes em lojas de shopping e de centro. Já no chá toda aquela  decoração, a família em cima, as amigas em peso, salgadinhos, torta, bolo, docinhos, infinitas coisas legais.

No meu chá salgadinhos e bolo, não pela falta de “poxa sou mãe” mas por saber que era um chá com poucos convidados, um chá mais pelo afeto do que pelos presentes, mais pelas novidades e conversas com os entes queridos ali.

Sempre que eu a encontrava, ela sabia de cor os dias que faltavam paro o  parto, e eu perdida entre os números do médico, mais pelo fato de eu querer parto normal mesmo e não Cesárea.

Depois do parto as lembrancinhas do nascimento, o quarto das crianças..
Ela sempre muito mais cuidadosa e medrosa (eu diria) com a altura do berço, do chão gelado até onde entra luz por de baixo da porta ela se preocupava.
Eu já imaginando sempre por outro lado, fui vendo chegar o berço coisa mais linda com o mosquiteiro, o guarda-roupa lilás e branco tinha um cheiro maravilhoso e era espaçoso, eu já pensava onde guardar tanta fralda e roupa..uma das paredes do quarto dela lilás com borboletas e teu nome fixado.

Ela comprou dois berços, um pro quarto e outro pra levar em viagens, pra carregar em carro.
Ela projetou a sala da casa dela novamente para um bebe engatinhar e depois andar sem se machucar.
Eu pensei num tapete confortável em que os joelinhos não se machucassem, e na altura dos objetos para que quando começasse a andar não alcançasse.

Dia vai e dia vem, chega a comemoração da empresa num gostoso almoço de domingo..e a apresentação das duas bebês.
Eu com a bolsa de mantimentos higiênicos, alimentícios e s.o.s para a Isadora e o bebe conforto caso ela dormisse..
-na época as duas tinham 4 meses-
Ela, estava com o carrinho do lado caso a bebe dormisse, com o bebe conforto pra balançar, com uma bolsa de leite e fraldas e outra com roupas e toalha menor.


Quero deixar claro que nada do que estou dizendo aqui é um julgamento menosprezável para quem se planejou antes. É apenas a minha forma de ver a diferença numa coisa muito igual, Ter Filho!


Na hora de mamar eu com sutiã de amamentar  e blusa acessível para tirar.
Ela com blusa larga também, mais o sutiã de amamentar e uma fralda que tampava o rosto da bebe para ninguém olhar e a todo momento chamando o marido para lhe ajudar.
Eu logo sentei ao ar livre longe do som e do barulho, amamentei tranquila, Isadora dormiu coloquei no bebe conforto e fui almoçar enquanto o Marcelo que já havia almoçado cuidava dela.
Ela e o marido amamentando quase que juntos, a bebe não dormiu ela ficou de pé balançmas a bebe não dormia.

Na hora de trocar a Isadora fui pro carro troquei e voltei. 
Ela na hora de trocar chamou o marido trocaram os dois, ele voltou com a fralda e pôs no lixo, ela com a bebe ainda no colo passou pro carrinho e foi almoçar.

É engraçado essas observações que eu faço frequentemente, onde eu sempre me pergunto-   Porque eu não sou igual ela?
Tão preocupada, tão em análise.Sei lá!

Logo depois do almoço, eles resolveram irem embora, a bebe deles dormiu e ela não quiz ficar a tarde, estava cansada e queria ir para casa.
Eu fiquei até mais tarde um pouco, e depois fomos embora.

Ai sempre vem aquela cobrança em nós mesmas, se estamos fazendo tudo certo.
Comentei com o Marcelo sobre isso.

Ele sempre tranquilo disse que é o fato do casal ter se preparado antes, envolve muito mais eles estarem sendo pais, é por terem passado pelo medo de não serem pais, é por precaução até.
.“E nós, pego pela surpresa agimos digamos, naturalmente, mais ou menos,” deu certo assim que bom, não deu? vamos tentar novamente.”

Veio o aniversário de 1 ano das crianças,
Eles cuidaram o ano todo para a festinha ser impecável, juntaram dinheiro, investiram em decoração em tema em lugar pensaram em tudo.
E nós decidimos um mês antes fazer a festa. rsrs

E me colocando de frente com essa mulher eu vejo mais diferenças.. 
um exemplo bem preciso é que as duas crianças hoje já com quase 2 aninhos, uma já anda corre a outra anda devagar, uma já fala a outra muito pouco..
A Isadora tem uma rotina eu digo normal, acorda e mama, as vezes dorme novamente, come frutas, vê desenhos, anda de motoca, dança sozinha com qualquer música, sempre dá um jeito de fazer qualquer coisa mesmo que sozinha, está descobrindo objetos.

E conversando com o marido do casal, a filha deles tem rotina de horário:  acorda na mesma hora todo dia, fica acordada o mesmo tempo toda manhã, toma banho tira um coxilo, acorda e almoça, depois mama e dorme, toma sol da manhã, passeia todo dia de tarde, janta e dorme no mesmo horário.

Eu não conseguiria ser assim!!!
Juro que até tentaria, mas seria em vão. Porque um dia pra mim é diferente do outro, um sábado por exemplo posso estar em casa outro na minha mãe ou na minha avó, ou viajando..e como ficaria essa rotina cheia de horários?!.
Mais mesmo uma tendo hora pra isso e aquilo e a outra não, as duas são completamente saudáveis, alegres e cheia de vida...
Isto é apenas a minha forma de pensar.

Ás vezes eu acho que liberto de mais a Isadora deixando ela aprender caindo, aprender pegando do que ficar em cima ensinando, as vezes não..
Tem horas que eu penso que ela pode ficar muito dependente de mim. E quando eu não estiver perto?
 Ela já se adaptou sozinha no hotelzinho sem choro nem febre...
Culpo-me ás vezes, (o que eu sei ser normal...)

Mas e essas mães com planejamento? Quero saber como agem no dia a dia desde a bebe se tornar uma criança até depois? E a adolescência? E quando se tornarem um adulto maduro correto e honesto?

Uma com dinheiro guardado pro futuro.
 A outra trabalhando pro futuro.
 Uma com sonhos e propósitos pra seu filho mesmo antes dele nascer.
A outra pensando nos sonhos do filho se vai ser igual os dela...

De uma coisa eu sei, com esse cuidado ou não de mãe que esperou a gravidez e de outra que foi pega de surpresa o amor é extremamente igual..È o amor de mãe.

Porque eu não planejei engravidar 17 de outubro de 2010...mas eu ia planejar futuramente..o amor então seria igual!
Marcelo e eu não focamos em trabalhar, construir e depois formar uma família, fomos imaturos por enes motivos..
Mas amadurecemos a medida que tudo foi acontecendo, mais e mais..
E a tendência é aumentar,.

Esse amadurecimento veio através de um filho.
Não seríamos tão responsáveis hoje de outra maneira! 

Portanto creio eu, que isso foi de uma forma planejado sim..
Não por nós 2...
Mas por alguém maior que nós.
Deus.

E a educação a base na vida desses filhos Ex: as minhas e a dela, sempre será de alguma forma parecida.
A preocupação a forma de agir e lidar com eles todos os dias,
Muito amor, muita paciência e acima de tudo cada vez mais essa vontade de sermos mãe e mãe e mãe e mãe...







Nair.

Nenhum comentário:

Postar um comentário